Projeto Socioambiental Executado pela Única, recebe Premiação

postado em: news | 0

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foi selecionada a receber o Prêmio Socioambiental Chico Mendes na edição 2013, a empresa conquistou o reconhecimento pelo Projeto Técnico Socioambiental – PTSA, Executado pela Única.

O projeto foi desenvolvido durante doze meses nos bairros Garcia, Jardins, Atalaia, Salgado Filho, São Conrado, Farolândia, Suissa, Inácio Barbosa, Ponto Novo e Coroa do Meio, e teve como foco, a diminuição dos impactos relacionados às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Foram desenvolvidas atividades de distribuição de panfletos sobre os temas “Uso racional da água (dicas de economia)” e “Água tratada, esgotamento sanitário e meio ambiente, Palestras sobre Educação Ambiental para os escolares, Apresentações teatrais sobre A importância da economia da água e esgotamento sanitário, Além de cursos de inclusão produtiva, como: Pintura em Tecido e Patchwork.

Para o Instituto Chico Mendes, os projetos sociais e ambientais são pontes entre o desejo e a realidade. São ações estruturadas e intencionais que refletem sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para outro mundo possível.

“O resultado positivo para a sociedade consiste em possibilitar a atuação cidadã mediante a abertura de um canal de comunicação e diálogo entre a população e o poder público, neste caso representado pela Deso. Ações desenvolvidas com as temáticas relacionadas à Educação para a Paz e de Educação Ambiental, por exemplo, podem contribuir de forma significativa para a produção de conhecimentos que venham se traduzir em mudanças de atitudes e valores norteadores de uma nova construção para o desenvolvimento socioambiental”, afirma a gerente Socioambiental da Deso, Laura Matos.

A premiação ocorreu em dezembro de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A solenidade reúne autoridades de outras organizações de todo o Brasil, que também foram premiadas pelo Instituto Chico Mendes, entre elas empresas de grande porte como a mineradora Vale.

 

Fontes: Ascon Deso/ Infonet